Recent Posts

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

2° Dia no Pantanal

Olá amigos,hoje irei flar do nosso 2° dia no pantanal!
Bem partimos bem de manha,era umas 6 horas da manha,pegamos o carro eu o igor e o rubinho,o rubinho já foi logo avisando qe o dia não ia ser bom pois estava com tempo de chuva.
Chegamos no rio do pantanal,la pelas 9 horas,o tempo tinha virado estava com muito sol,pegamos logo a embarcação,arrumamos as traias!
Armamos 4 varas,uma com isca artificial,outras 2 com tripa de boi,e 1 com baicon;
paramos o barco bem no meio do rio,esta muito bom o dia,a paizagem era linda!
Dai 30 minutos ja tinha 1 vara puchando,tomamos um susto pois estavamos ainda arrumando o barco,o igor logo correu e impediu que a vara fosse em bora para o rio!
A briga foi boa,apos 15 minutos o igor estava ja tirando a primeira cachorra,a outra vara com a isca artificial estava puchando!
Passamos perto de ser um double!

A linda cachorra do igor pesava 7 kilos!

A briga com a minha cachorra estava boa já estava soando,não aguentava mais pois ela entrava por baixo do barco a todo momento!
mas no final eu fiquei muito feliz pois a minha cachorrona tinha 12 kilos!

Vou resumir a historia um pouco! agente ja estava recolhendo a tralha,quando o rubinho da um grito,peeeeega o alicate raaapido!
Eu corri com o alicate e la estava a cachorra do rubinho!

Bem no total foram 11 cachorras, além de 5 tucunares!
O filho do rubinho ficou feliz, pois nunca tinha visto o tal peixe!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

NOVIDADE

OLA AMIGOS DA PESCA ATIVA,UMA NOVIDADE FOI A PESCA DA NOSSA EQUIPE AO PANTANAL ,SEPARAMOS UM LINDO BAGRE QUE PEGAMOS E POSTEI COMO FOI A HISTORIA DO BAGRE QUE VALEU A PENA EM BAXO DA FOTO ESTA A HISTORIA.

ESTE FOI O LINDO BAGRE Q VALEU O PRIMERO DIA DE PESCA NO LINDO PANTANAL
1dia=EU E NETO E RUBINHO SAIMOS DA CIDADE DE OLIMPIA INTERIOR DE SÃO PAULO,CHEGAMOS COM TRANQUILIDADE EM MATO GROSSO DO SUL.
ERAM 13 HORAS QUANDO CHEGAMOS,EU E NETO JA ARRUMAMOS A TRALHA E FOMOS A BUSCA DO LINDO BAGRE CHEGAMOS NUM PONTO DE PESCA AS 15 HORAS EM PONTO.
O DIA ESTAVA CALMA QUANDO EU E O NETO JA ESTAVAMOS COM AS CARRETILHAS NA AGUA.QUANDO NAO PERCIBE UMA DAS NOSSA VARAS QUE ESTAVA COM MINHOCOÇU ENVERGA ATE O CHÃO,AI PENSAMOS AI ESTA O LINDO BAGRE.FOI UMA LUTA DE 127 MINUTOS EU E NETO REVEZANDO A CARRETILHA,ATE QUE APARECEU A CABEÇA DO BAGRE.
FICAMOS CONTENTES E TINHA VALIDO O 1 DIA DE PESCA,ALI ESTAVA O BAGRE DE 91 QUILOS,TIRAMOS DA AQUA E FIZEMOS A FESTA,E FOI UM LINDO DIA PARA DTERMINAR COM CHAVE DE OURO.
OBRIGADO AMIGOS DA PESCA ATIVA AMANHA POSTAREI 2 DIA DE PESCA NO PANTANAL DE 10 DIAS DE PESCA NO MARAVILHOSO PANATANAL E ATE A PROXIMA

Sobre Iscas Naturais!

A utilização de iscas naturais ainda é bastante realizada, apesar de ter-se de caçar a isca antes de começar a pesca. Abaixo seguem algumas dicas para melhor utilizar as iscas naturais e conservá-las:

- Por experiência de pescadores de beira de praia, o camarão descascado ainda representa a melhor opção na captura de peixes, sendo o seu uso muito bem aceito não só pela sua resistência, mas sua praticidade e facilidade de compra. Ao comprar o camarão, escolha sempre o fresco (novo) e que se mostre consistente para a pesca de arremesso, assim como o seu tamanho adequado para o tipo da pescaria (barra leve, média, pesada).

- Ao chegar à praia, encontrando outros pescadores, procure saber a isca utilizada e os peixes que estão sendo fisgados, isso pode lhe ajudar;

- Procure informações junto a moradores locais, sobre o tipo de peixe da região e a isca comumente utilizada;

- Procure, ao máximo, conservar as iscas bem acondicionadas, no gelo enrolado em jornais para evitar que as queime e sempre que puder evite o acúmulo de água;

- Quando da captura de peixes de pequeno porte e onde os sítios estejam localizados além arrebentação, sendo necessários longos arremessos (100m em diante), convém selecionar iscas de camarões descascados desidratados em sal, a fim de evitar que se desprendam do anzol, quando dos açoites;

- Manter as mãos limpas e livres do cheiro de óleos (protetor, bronzeador, etc.), repelentes, nicotina de cigarro ou outra substância que produza forte odor, pois isso, no final, pode fazer diferença em pegar ou não o peixe;

- O tamanho da isca tem que ser proporcional ao tamanho do anzol. Para anzol pequeno, corte as iscas com uma tesoura, para que não tenham farpas;

- Existe no mercado um material chamado "elastricot", que é um fio elástico em que é possível amarrar a isca ao anzol com extrema facilidade, impedindo que com o arremesso, a isca venha a cair ou facilitar a sua soltura pelo beliscar constante dos peixes.

ISCAS PARA PEIXES BRASILEIROS

A isca é um dos segredos de todo pescador, estabelecido por anos de experiência em sua utilização em diferentes situações. A escolha da isca varia muito em função de para que peixes devemos usá-la, onde, quando, e em que circunstâncias deverá ser feita a opção pessoal de cada um. Lembre-se que o peixe é um animal irracional, segue instintivamente padrões de comportamento próprios de cada espécie, mas isto não é uma constante.

O QUE É A PIRACEMA?

Na língua Tupi, Piracema é a palavra que quer dizer “saída dos peixes para a desova”. Os índios já observavam que alguns peixes saíam dos lagos e baías em movimentos migratórios que culminavam com a reprodução, e, mesmo nos dias de hoje, essa ainda é a palavra que melhor traduz toda a complexa seqüência do processo reprodutivo dos peixes em condições ambientais propícias.

Antes, muito antes da reprodução propriamente dita acontecer, os animais interpretam os sinais ambientais de que a estação favorável está para chegar. Dias mais quentes, chuvas mais freqüentes, água mais oxigenada, são alguns desses sinais. Machos e fêmeas dispersos em rios, lagos, baías e áreas de alimentação saem para a calha dos rios, deslocam-se milhares de quilômetros formando cardumes que se dirigem às áreas de desova, onde estarão próximos, maduros, prontos para o acasalamento. A fecundação dos peixes migradores é externa, e a elevada concentração de machos e fêmeos aumenta as chances de fertilização no ambiente aquático.

Os milhões de ovos e larvas, como nuvens suspensas na coluna d’água, serão vítimas de predadores, da escassez de alimentos e de muitas outras condições adversas. Poucos chegarão à fase adulta. A dispersão dos ovos, embriões e larvas para as margens dos rios, feita pelas correntes, concorre para que encontrem maior quantidade de alimento e proteção, reduzindo essa perda.

POR QUE HÁ RESTRIÇÕES À PESCA DURANTE A PIRACEMA?

Durante a piracema, o apelo para conservação da espécie é tão intenso que os peixes se descuidam de suas estratégias de proteção. Tornam-se presa fácil. A viagem de centenas de quilômetros os deixa extenuados, e muitos pescadores aproveitam-se dessa fragilidade para capturá-los facilmente, e em grandes quantidades. Agindo desse modo, interferem em todo o processo de perpetuação da espécie e renovação dos estoques, que será sentido na diminuição do tamanho dos peixes e na quantidade disponível para a pesca nos anos subseqüentes. Por isso é tão importante a proteção dos peixes na época da piracema.

O defeso da Piracema é determinado pela Lei n° 7.679, de 23 de novembro de 1988, e estabelecido anualmente pelo IBAMA, com a colaboração de órgãos, instituições e associações envolvidas com à pesca em cada bacia hidrográfica.

Fonte: Site do Ibama http://www.ibama.gov.br

Família
Characidae

Distribuição Geográfica
Bacia do Prata (S. maxillosus) e bacia do São Francisco (S. brasiliensis).

Descrição
Peixes de escamas. S. brasiliensis e S. maxillosus são bastante semelhantes, sendo que o primeiro, além de ser maior, apresenta uma coloração dourada com reflexos avermelhados, enquanto o segundo é dourado com as nadadeiras alaranjadas. Cada escama apresenta um filete negro no meio, formando riscas longitudinais da cabeça à cauda, do dorso até abaixo da linha lateral. Podem alcançar mais de 1m de comprimento total e 25kg, mas exemplares desse porte são raros. S. maxillosus é o maior peixe de escama da bacia do Prata, conhecido como o rei do rio.

Ecologia
Espécies piscívoras, predadores vorazes, alimentam-se de pequenos peixes nas corredeiras e na boca das lagoas, principalmente durante a vazante quando os outros peixes migram para o canal principal. Nadam em cardumes nas correntezas dos rios e afluentes e realizam longas migrações reprodutivas. Têm grande importância comercial e esportiva.

Equipamentos
Varas de ação média a pesada com linhas de 17, 20, 25 e 30 lb. É indispensável o uso de empate de arame ou de cabo de aço encapado com no mínimo 30cm de comprimento. Os anzóis mais usados são os de n° 5/0 a 8/0.

Iscas
Entre as iscas artificiais, as que apresentam melhores resultados são os plugs de meia água e as colheres, que podem ser utilizadas no corrico ou no arremesso em direção às margens. Iscas naturais como tuvira, sarapó, lambari, curimbatá e piraputanga também são bastante produtivas. Podem ser utilizadas na rodada, com um pequeno chumbo para afundar a linha e mantê-la na coluna d'água, ou deixando o barco rodar perto das margens, onde a isca é jogada repetidamente em direção às galhadas.

Dicas
Quando fisgados, esses peixes costumam dar saltos espetaculares fora da água. Nesse momento, o pescador não pode bambear a linha, porque como a boca do dourado é difícil de ser perfurada, muitas vezes o peixe consegue "cuspir" a isca. Os melhores locais de pesca são as águas rápidas, corredeiras e cachoeiras, assim como as margens de barranco, onde se pratica o corrico com isca artificial.

Pesca em Embarcações!

Pesca em Embarcações

Assim como a pesca em barranco, existem alguns cuidados a serem adotados durante a sua pescaria que devem ser levados em conta, por isso abaixo estão relacionados alguns equipamentos essenciais para uma pescaria tranqüila.

Na pesca embarcada, você deve antes de começar a sua pescaria, estabelecer um perímetro base para o trabalho com seu equipamento, esse detalhe deve ser levado em consideração principalmente em embarcações de pequeno porte (barco, canoas) pois esse tipo de embarcação é ocupada na maioria das vezes por 02 pescadores e o piloteiro e caso não seja respeitado o espaço de cada pescador, podem ocorrer acidentes com anzóis, iscas artificiais além do risco de queda da embarcação.

Fique atento quanto as marolas e trafego de outras embarcações, pequenos cuidado podem evitar graves acidentes. Enquanto a embarcação estiver em movimento, mantenha-se sentando em um ponto que não desestabilize a embarcação, enquanto estiver praticando sua pescaria, antes de qualquer arremesso, certifique-se de que as demais pessoas estão fora do alcance da ponta de sua vara, use óculos polarizado, em caso de haver enrosco, a isca pode se soltar com violência e vir em direção ao olho. Mantenha seu equipamento organizado facilitando o transito na embarcação, Siga as instruções passadas pelo responsável pela embarcação que sua pescaria será proveitosa.

Assim como nas demais modalidades, muitos fatores podem influenciar neste tipo de pesca, sendo que os principais são as marés, as condições meteorológicas, a piscosidade do local dentre outros fatores.

Check List para Pesca Embarcado

14. Remo
15. Salva vidas
16. Boné
17. Óculos de sol (polarizado)
18. Protetor solar
19. Repelente à insetos
20. Gasolina
21. Óleo 2t
22. Capa de chuva
23. Roupa reserva

Voltamos!

é eu sei o site ficou muito tempo morto,como sempre agente se desliga um pouco da pesca e logo voltamos,eu e o igor vamos voltar com tudo!
Com muitas postagens,videos,fotos,dicas,etc!

Vou postar um dica agora!

Massa Infalível Para Tilápias e Carpas

Ingredientes:
- 100 gramas de farinha de trigo tipo 1
- 100 gramas de farinha de mandioca crua
- 01 caixinha de gelatina de abacaxi
- 03 colheres de sopa de açúcar refinado
- 01 copo de água morna
Modo de preparo:
Misturar a farinha de trigo com a de mandioca. Em um copo dissolva o pó de gelatina na água quente e o açúcar refinado. Misture aos pouco com as farinhas sovando bem até a liga ideal. Se ficar muito mole, acrescente um pouco mais de farinha. Corra para o pesqueiro e confira essa mega massa!

Obs: Ótimos resultados também com Pacus.